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Como conseguir um patrocínio no jiu-jitsu?

Como conseguir um patrocínio no jiu-jitsu?

Para quem pretende se profissionalizar no jiu-jitsu, não tenho dúvidas de que uma das primeiras preocupações é conseguir um patrocínio. Mas como conseguir?

Primeiro: tire da sua cabeça que você vai fechar um patrocínio enviando e-mail ou mensagem no Instagram das marcas. Pode acontecer? Talvez. Mas tenha em mente que as marcas, inclusive a StormStrong, recebem milhares de mensagens com o mesmo assunto. Para que você seja notado, precisa ter algum diferencial.

Então separei algumas dicas que podem te ajudar a fechar um patrocínio de maneira profissional.

Invista em você

Como primeiro item, eu trouxe uma dica de ouro do Cleber Satoshi, que é o proprietário da StormStrong. "O patrocinador só vai te olhar com bons olhos quando você sair do campo das ideias. Mas antes de pedir um patrocínio, invista em você. Eu sempre tive muitas ideias, mas ninguém nunca comprou, só tive um pouco de valor depois que as executei", disse.

E ele ainda dá uma dica muito importante para te fazer refletir se você está disposto a pagar o preço: "Uma coisa que eu te digo: se você quer ser atleta, tenha em mente que vai gastar (investir) dinheiro em viagens, inscrições, hospedagens e irá receber apenas medalhas. O risco é alto, por isso só nessa atitude, você já mostra para o futuro patrocinador que é diferente".

"Vai dar errado muitas vezes, mas se você acredita no seu potencial, quem você acha que deve ser o seu primeiro patrocinador? A resposta é: Você! Não espere ninguém! Faça o que tem que ser feito que o resultado aparecerá… Mas ainda assim, só para alguns". Finalizou Cleber.

Por mais que pareça difícil e que você pense "mas sem um patrocínio, como eu vou ter dinheiro?", é assim que os atletas começam. Ninguém começa o jiu-jitsu vivendo de jiu-jitsu. Você vai ter uma profissão em paralelo para depois largar a sua profissão, que é o que te dá dinheiro, para se dedicar 100% ao jiu-jitsu.

Cuide da sua imagem

Além de investir em você, cuidar da sua imagem não é mais um diferencial, mas um pré-requisito. Não apenas dentro, mas fora do tatame. Hoje, as redes sociais são o meio primordial para você ser visto, mas não é apenas sobre ser visto, é ser notado e mostrar que você representaria bem uma empresa.

Então a partir do momento que você está em busca de um patrocínio, pode ter certeza que as empresas vão te ver no Instagram. E aí é um conjunto: sobre o que você publica e sobre como você se porta. Hoje tem muita gente destilando ódio em rede social, arrumando briga e discutindo. Se alguma empresa te ver fazendo isso, pode ter certeza que você já é um forte candidato a NÃO ser patrocinado por ela.

Ganhe títulos importantes

Sim, no final das contas, um atleta vive principalmente de títulos. Então se jogue nos campeonatos menores para treinar (e ganhar) e nos maiores, para, de fato, ganhar. São raras as pessoas que conseguem um patrocínio sem ter títulos. Então se você aliar seus títulos à sua boa imagem, o patrocínio vem mais cedo ou mais tarde.

Tenha um currículo esportivo

Apesar de você ser capaz de mostrar seu dia-a-dia no Instagram, é importante que você tenha um apanhado de coisas em um lugar só para, quando entrar de fato em contato com a empresa interessada em te patrocinar, ter tudo na mão. E é aí que entra o currículo esportivo.

Nele deve haver uma breve apresentação sobre você (seu nome completo, sua graduação e sua equipe são coisas que não podem faltar), seus títulos, matérias que saíram sobre você na mídia e tudo o que possa agregar para você e sua carreira e que você ache importante o patrocinador saber.

"Mas afinal, como eu entro em contato com uma marca se não posso mandar e-mail?"

Não é que você não pode, mas é importante saber que a concorrência é grande. Então quando for entrar em contato com a marca, já tenha tudo muito certo porque pode ser que uma hora ou outra, visualizem sua mensagem - mas não espere que seja do dia para a noite. E se você estiver com tudo muito alinhado, a marca vai te responder.

A questão do contato é não entrar em contato com "uma história triste". Você precisa mostrar profissionalismo, afinal, está lidando com empresas.

Para finalizar, indico dois conteúdos aqui do blog para te ajudar a começar:

Acesse nossa loja virtual e conheça nossos produtos para jiu-jitsu www.stormstrong.com.br

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