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Seu marketing também faz parte do seu treino de jiu-jitsu

Seu marketing também faz parte do seu treino de jiu-jitsu

Você quer viver de jiu-jitsu, mas percebe que não consegue se destacar fora dos tatames, não consegue patrocínio, não consegue mostrar que está ali? Isso pode ser falta do seu marketing pessoal - e profissional, claro.

Hoje em dia, as ferramentas de rede social deixaram de ser opcionais e passaram a ser um pré-requisito para que você se destaque e venda seu trabalho. Claro que se você tiver um profissional trabalhando com você, melhor. Mas você mesmo pode ser responsável pelo seu marketing, principalmente no início.

Quando devo começar?

Antes tarde do que nunca, realmente. Mas hoje em dia, é melhor que você comece o quanto antes. Mesmo sendo faixa branca ou azul, você já pode frequentar as redes sociais de forma mais profissional para mostrar que está ali, mostrar seu trabalho e muito mais.

O Instagram hoje é um dos principais meio de divulgação para os atletas e se você deixa ele fechado, não usa hashtags ou publica raramente, você terá menos chances de ser visto.

Tipo de conteúdo

Não existe uma receita de bolo para que você publique nas redes sociais e a parte boa da internet é que você pode testar muita coisa para ver se traz resultado, porém uma parte ainda melhor é que muita gente já testou e sabe o que dá errado. Por isso, fique sempre atento aos seus "concorrentes" e veja o que eles estão fazendo.

Publicar foto de pódio, claro, é importantíssimo, mas não é o que vai te fazer se destacar. As pessoas que te seguem vão te seguir muito mais pelo que você é do que pelos resultados que você mostra. Portanto, ela sentirá empatia te vendo treinar, acompanhando sua rotina e acompanhando todo o processo até você chegar ao pódio. Pode ter certeza que para quem te segue, o pódio vai ser só um detalhe.

Algo muito importante a se pensar é: o que eu gostaria de ver? Gosto sempre de produzir conteúdos que eu gostaria de ver, porque pode ser que meu público pense mais ou menos parecido.

Não sinta vergonha!

Muita gente tem vergonha de botar a cara nos stories ou até mesmo no feed. E quando você conversa com a pessoa e tenta entender por quê ela sente esse medo, ela diz: "vão me julgar".

Vou usar aqui uma frase motivacional, mas é a verdade: ninguém vai fazer por você. A pessoa que pode, sim, te julgar, não pisa no mesmo chão que você. Não é ela que acorda cedo para treinar e vai dormir tarde para preparar a marmita do dia seguinte. Portanto, você é o responsável pela sua promoção.

Críticas sempre vão existir. Mas elas não devem ser fortes o suficiente para atrapalhar a sua evolução. É melhor ter críticas agora, mas conseguir aos poucos cavar o seu espaço, do que lá na frente se arrepender de não ter feito.

Tenho poucos seguidores

Claro que o número de seguidores é muito importante em um primeiro momento. Mas não é primordial. Sendo assim, não é porque você tem mil seguidores que não deve botar as caras. Não existe um número pronto para que você pare e pense: "ah, sim, agora eu posso aparecer".

Eu acredito que mostrar a cara vai atrair ainda mais gente. De novo, claro que terão críticas, mas só você sabe dos seus objetivos. Hoje em dia, não só as pessoas, mas as marcas procuram pessoas não apenas com um grande número de seguidores, mas que tenham o que oferecer. A postura da pessoa é importante, os ideais… Muitas outras coisas.

Por isso, atleta, não importa sua graduação. Se você quer ser um profissional de jiu-jitsu (e de qualquer outra área, na verdade), você não só deve, mas PRECISA aparecer.

Oss!


www.stormstrong.com.br

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